Veja os vídeos do projeto:
Percurso(s) Verde(s) EPADRC (3min.)
Percurso(s) Verde(s) EPADRC (vídeo completo)
O(s) Percurso(s) Verde(s) começaram com o trabalho de 1 turma que foi ganhando dimensão, envolvendo mais turmas e disciplinas e até mesmo a comunidade envolvente, articulando ideias e projetos, acabando por resultar num trabalho projeto em desenvolvimento, aberto à comunidade que sensibiliza todos para a necessidade de preservação das espécies autóctones, para a riqueza e sustentabilidade da Floresta.
O valor da área de floresta da escola ganhou vida, é sala de aula (espaço de descoberta e aprendizagem, na vertente da produção animal, da produção vegetal, do ordenamento da floresta), mas é, também, espaço de exercício e interação social aberto à comunidade. Transformou-se numa mais valia a nível ambiental, económico e social para a escola e para a comunidade, através dos projetos que as turmas vão desenvolvendo com os seus professores. Atualmente, são já 5 os projetos que se complementam e articulam entre si: Percurso Verde (com identificação de 13 espécies autóctones); Projeto Cabras Sapadoras; Circuito de manutenção; Percurso de Orientação e Quinta Pedagógica EPADRC.
Os principais objetivos deste mega projeto são: Trabalhar com criatividade e de forma motivadora conteúdos curriculares de várias disciplinas; dar um contributo real, ao nível escolar, para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; ordenar de forma sustentável a área florestal da escola; abrir a escola à comunidade; sensibilizar todos para a importância da floresta.