Técnico/a de Restaurante/Bar

Cursos Profissionais Nível IV - Equivalência 12º Ano

O Técnico/a de Restaurante-Bar é o profissional que, no domínio das normas de segurança ehigiene alimentar, planifica, dirige e efetua o serviço de alimentos e bebidas à mesa e ao balcão, em estabelecimentos de restauração e bebidas integrados ou não em unidades hoteleiras.

Perfil de Desempenho (atividades desenvolvidas)

As atividades principais a desempenhar por este técnico são: 

- verificar e preparar as condições de utilização e limpeza dos equipamentos e utensílios

utilizados no serviço de restaurante e bar;

- efetuar o arranjo da sala de refeições e a preparação dos equipamentos e utensílios do

serviço de mesa, de acordo com as características do serviço a executar;

- assegurar a gestão corrente de aprovisionamento e armazenagem do restaurante, bar e cave do dia;

- obter informações relativas ao serviço de mesa a efetuar;

- acolher e atender os clientes, efetuando o serviço de entradas, pratos principais,

sobremesas e outros alimentos e o serviço de aperitivos, águas, vinhos, cafés e outras

bebidas em colaboração com as outras secções;

- efetuar o serviço de bar, atendendo clientes à mesa e ao balcão e servindo bebidas

simples ou compostas e pequenas refeições;

- efetuar a faturação do serviço prestado;

- efetuar o serviço de mesa e bar em situações especiais:

- estabelecer estratégias de atendimento e animação a partir das informações recolhidas

sobre as características dos clientes e o tipo de serviço a prestar;

- executar os diferentes serviços de cafetaria, copa, mesa (à inglesa, à francesa, à

americana e à russa) e bar (direto, indireto e misto);

- atender grupos em serviços de buffet, banquetes, cocktails, farewell parties, portos de

honra, etc.

- preparar e executar o serviço de vinhos;

- preparar e executar o serviço de cozinha de sala (flamejar, trinchar, descascar, entre

outros.);

- colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos;

- prestar informações e sugestões de carácter turístico sobre a localidade, a região, a

composição e métodos de confeção das diversas iguarias e sobre as bebidas;

- atender e resolver reclamações de clientes, tendo em conta a necessidade de manter

um bom clima relacional;

- implementar normas de autocontrolo e HACCP;

- pesquisar novas técnicas e tendências de mesa e bar.

Plano Curricular

Língua Portuguesa

Língua Estrangeira – Inglês

Tecnologias da Informação e Comunicação

Cidadania e Mundo Atual

Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho

Educação Física

Matemática Aplicada

Língua Estrangeira II – Francês

..

Formação em Contexto de Trabalho

Condições de Acesso

Jovens com idade igual ou superior a .. anos

Tipo 4 – 9.º ano concluído (duração 3 anos)

No final do Curso obténs

Diploma de conclusão do 12.º ano de escolaridade.

Certificado de Qualificação Profissional de Nível IV.


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