É o/a profissional que executa serviços de receção em alojamento rural e de informação, organização e animação de eventos, participando na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural.
Perfil de Desempenho (atividades desenvolvidas)
As atividades principais a desempenhar por este técnico são:
- Colaborar na conservação, proteção e valorização dos espaços naturais e rurais:
- Participar na implementação medidas de proteção e conservação da natureza;
- Propor soluções para uma boa gestão dos recursos naturais, tendo em vista a sua utilização na atividade turística;
- Assegurar o respeito pelo ambiente e a utilização sustentada dos recursos naturais;
- Promover práticas que visem a recuperação dos espaços naturais e rurais;
- Adaptar as práticas inerentes à conservação e preservação da natureza à atividade turística a desenvolver.
- Organizar e efetuar o atendimento e a receção de clientes em alojamento rural:
- Organizar as operações de reserva em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
- Efetuar o serviço de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes, distribuição de quartos, registos manuais ou informático, entrega de chaves ou de cartão magnético;
- Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a aguarda de bagagem e de valores, entre outros segundo as normas pré-estabelecidas;
- Prestar informações sobre equipamentos e serviços complementares do alojamento, restauração, animação, transporte, entre outros;
- Prestar informações turísticas sobre o património ambiental e rural, assim como sobre o património histórico, cultural e etnográfico e gastronómico da região;
- Contactar com os clientes, de forma a identificar possíveis anomalias e avaliar o seu grau de satisfação com o serviço prestado;
- Atender a reclamações e sugestões dos clientes, identificando as suas necessidades e expectativas e assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
- Efetuar o check-out (faturação dos consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades, recolha de chaves ou do cartão magnético).
- Organizar e dinamizar atividades de animação ambiental e rural, em espaços abertos e/ou fechados, de acordo as necessidades e as motivações dos clientes:
- Elaborar programas de animação ambiental e rural, definindo, nomeadamente, as atividades a realizar, os objetivos a alcançar, a duração de cada atividade, o alojamento e o orçamento;
- Conduzir briefings antes da realização das atividades de animação ambiental e rural, de modo, nomeadamente, a prestar informações e a fornecer orientações sobre as atividades a realizar e os procedimentos de segurança a aplicar, assim como, a preparar os participantes para eventuais imprevistos que possam ocorrer e assegurar formas de atuação corretas;
- Efetuar a comercialização dos produtos do turismo de natureza, nomeadamente, informando os clientes sobre as opções possíveis e as alternativas, calculando tarifas, preços, condições especiais e encargos adicionais e acordando as condições de pagamento.
- Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes.
- Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
Plano Curricular (3 anos)
Área de formação sóciocultural
Português
Língua Estrangeira
Área de Integração
Tecnologias de Informação e Comunicação
Educação Física
Área de formação científica
Matemática
Geografia
História da Cultura e das Artes
Área de formação tecnológica
Ambiente e Desenvolvimento Rural
Turismo e Técnicas de Gestão
Técnicas de Acolhimento e Animação
Comunicar em Língua Estrangeira
Formação em Contexto de Trabalho (FCT)
Condições de Acesso
Conclusão do 9º ano
No final do Curso obténs
Diploma de conclusão do 12.º ano de escolaridade.
Certificado de Qualificação Profissional de Nível IV.