EPADRC conquista Selo de Conformidade EQAVET

17 jun 2020 Gerais

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) atribuiu o Selo de Conformidade EQAVET à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Cister, Alcobaça (EPADRC), no passado dia 12 de junho, válido para um período de 3 anos.

A escola vê, assim, concluído o processo de implementação de um Sistema de Garantia de Qualidade, alinhado com o Quadro de Referência Europeu de Garantia de Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET). 

"O Selo de Garantia de Qualidade EQAVET muito mais do que o resultado de um sistema de avaliação da ação da escola alinhado com o quadro de referência europeu, certifica que o ensino ministrado é de qualidade, implementando ações de melhoria fundamentais, resultantes da monitorização constante de indicadores como a conclusão do curso, o abandono escolar, a empregabilidade, o prosseguimento de estudos. Só avaliando a nossa ação continuaremos a melhorá-la. É assim um instrumento fundamental para a gestão da qualidade enraizada numa cultura de melhoria contínua. A obtenção do Selo de Garantia de Qualidade é a prova de que a EPADRC está no bom caminho", salienta Paula Malojo, diretora da EPADRC.

A verificação de conformidade EQAVET é assegurada por docentes e investigadores do ensino superior que integram uma bolsa de peritos externos constituída e gerida pela ANQEP. Estes peritos são indicados pelas instituições de ensino superior que estabeleceram um protocolo de colaboração com a ANQEP, no âmbito da implementação de sistemas de garantia da qualidade na educação e formação profissional.

O Quadro EQAVET foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes decisores políticos, organismos reguladores, alunos e formandos, profissionais e operadores de EFP, encarregados de educação, empresários e parceiros sociais.